Um sismo de magnitude 4,7 na escala Richter foi sentido nesta segunda-feira, 17, na região de Lisboa, de acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O abalo aconteceu às 13h24 (10h24, horário de Brasília) e teve origem a um quilômetro de profundidade.
Até ao momento, não há relatos de danos pessoais ou materiais, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Dentro da escala Richter, o sismo em Lisboa está classificado como ligeiro (4,0-4,9) — suficiente para se sentir, mas sem previsão de estragos.
#sismo reportado por los usuarios de la app Sismo Detector a 3km de #Lisboa, Portugal. 96 reportes en un radio de 58km. Descarga la app desde https://t.co/jS9crK4Riw para recibir alertas en tiempo real pic.twitter.com/wjZVabftKz
— Earthquake Network (@SismoDetector) February 17, 2025
Em agosto do ano passado, outro sismo de magnitude 5,3 foi sentido em Portugal, Espanha, Gibraltar e Marrocos, uma área relativamente vulnerável a eventos sismológicos devido à interação entre três placas tectônicas: a Placa Euro-Asiática, a Placa Norte-Americana e a Placa Africana.
Embora mais fracos, os tremores costumeiramente reacendem em Lisboa memórias do grande sismo de 1755, que deixou entre 20.000 e 100.000 mortos. O terremoto, seguindo de uma tsunami, causou grande destruição quase completa da capital portuguesa, que precisou ser reconstruída e teve seu estilo arquitetônico reformulado. Sismólogos estimam que o sismo de 1755 atingiu magnitudes entre 8,7 a 9 na escala Richter.