A proposta é antiga, fácil de aderir e de grande impacto ao meio ambiente. Que tal tirar a carne do cardápio só na segunda-feira? Além dos gases poluentes, a carne consumida nacionalmente representa 90% do uso total da terra, considerando a dieta total, 77% da poluição das águas associada à produção de alimentos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No Brasil, cerca de 10 mil animais são mortos a cada minuto para o consumo. O músico Roberto de Carvalho resolveu dar seu apoio à campanha e reforçar a mensagem que a mulher, Rita Lee, sempre procurou passar na defesa dos animais e do meio ambiente.
Antes do início do espetáculo Rita Lee: Uma autobiografia Musical, protagonizada por Mel Lisboa, um vídeo da campanha é exibido ao público. Nele, Roberto pergunta: “Você já pensou o que pode fazer para ajudar o planeta? Eu convido você para experimentar a Segunda Sem Carne? Em 2024, a peça foi vista por 60 mil espectadores, e deve continuar em cartaz este ano pelo menos até março.
A campanha que completa quarenta anos no mundo, começou no Brasil, em 2009, onde é conduzida pela Sociedade Vegetariana Brasileira. Em São Paulo, um dos parceiros é a prefeitura de São Paulo, que implantou o cardápio escolar sustentável, atendendo 900 mil alunos. Bela Gil, Emiliano D’Avila, Ellen Jabour, Xuxa Meneghel e Marcos Palmeira são algumas das personalidades que já fazem parte dos embaixadores da campanha no Brasil. Atualmente 40 países apoiam a campanha. Entre as figuras internacionais de prestígio, o músico Paul McCartney é um dos grandes incentivadores.