Investigado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) por forjar um atentado contra si mesmo, o ex-prefeito de Taboão da Serra, José Aprígio da Silva, de 72 anos, chegou a ser baleado e internado em outubro do ano passado. Segundo as apurações, os investigados forjaram um ataque a tiros contra o ex-prefeito como estratégia que resultasse em vantagem eleitoral durante o pleito.
José Aprígio da Silva, conhecido como Aprígio, é um político e empresário brasileiro, nascido em 17 de novembro de 1951, em Minador do Negrão, Alagoas. Antes de ingressar na vida pública, atuou no ramo da construção civil.
Carreira
• Deputado Estadual (2019-2020): em 2018, Aprígio foi eleito deputado estadual por São Paulo, exercendo o mandato de março de 2019 até dezembro de 2020.
• Prefeito de Taboão da Serra (2021-2024): nas eleições de 2020, foi eleito prefeito de Taboão da Serra, município da Grande São Paulo. Durante seu mandato, esteve envolvido em projetos de infraestrutura e desenvolvimento urbano.
Atentado forjado
Em outubro de 2024, durante a campanha para reeleição, Aprígio alegou ter sido vítima de um atentado a tiros enquanto visitava áreas afetadas por chuvas em Taboão da Serra. Ele foi atingido no ombro e hospitalizado.