Estados Minas Gerais

Polícia indicia médico mastologista por estupro de pelo menos 15 pacientes e colegas de hospital – Portais

Please log in or register to do it.
Polícia indicia médico mastologista por estupro de pelo menos 15 pacientes e colegas de hospital - Portais
O médico mastologista Danilo Costa, de 46 anos, foi indiciado pelos crimes de estupro, importunação sexual, violação sexual mediante fraude e assédio sexual. Crimes ocorreram na Região Central de Minas. Caso veio à tona após denúncia de paciente que tratava de câncer de mama. O mastologista Danilo Costa
Reprodução
O médico mastologista Danilo Costa, de 46 anos, foi indiciado pela Polícia Civil de Minas Gerais pelos crimes de estupro, importunação sexual, violação sexual mediante fraude e assédio sexual. Segundo a instituição, até o momento, há registro de 15 vítimas, sendo nove pacientes e seis funcionárias.
O mastologista foi preso último dia 4, em Itabira, na Região Central de Minas Gerais, suspeito de estuprar uma paciente com câncer de mama durante uma consulta. O crime ocorreu no ambulatório do Hospital Nossa Senhora das Dores, no dia 24 de janeiro.
A maioria das vítimas que denunciaram o médico estavam em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 35 e 52 anos. Parte delas faziam tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O primeiro caso investigado teria ocorrido em 2012.
Justiça mantém prisão de médico suspeito de abusar de pacientes
Segundo os investigadores, há duas vítimas em Barão de Cocais, uma em João Monlevade e as demas em Itabira, todas as cidades ficam na Região Central do estado.
Amostras laboratoriais apontaram que o material colhido no corpo das vítimas é compatível com o esperma de um homem vasectomizado, e que o médico suspeito do crime também tem essa característica. A PCMG aguarda a conclusão dos exames para confirmar se o material pertence ao médico.
“Agora temos [no inquérito] vítimas de outras cidades. Então, apesar do inquérito já ter é terminado, é importante que essas mulheres saibam que a polícia ainda está à disposição, e que a gente tem o dever de apurar novas denúncias, então elas podem ficar à vontade para nos procurar novamente”, disse o delegado João Martins Teixeira.
Negativa de soltura
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou o pedido de habeas corpus da defesa do médico. Segundo a decisão, a qual a TV Globo teve acesso, “há indícios suficientes de autoria e materialidade”. Ao menos 14 vítimas já procuraram a polícia para denunciar o mastologista.
“Ademais, o simples afastamento da função de médico não é suficiente para impedir a reiteração de conduta criminosa, uma vez que há indícios, por meio do citado comportamento, de ser o investigado capaz de cometer delitos independentemente de seu vínculo profissional, tendo em vista a violência informada pela vítima”, destaca o documento.
Ainda de acordo com a decisão da Justiça de Minas, da última quinta-feira (6), “…sendo recomendável, por prevenção, que o paciente seja mantido preso no estabelecimento prisional até que venham aos autos as informações da douta autoridade apontada como coatora”. A Justiça já havia negado o pedido de revogação de prisão preventiva de Danilo.
Ele segue preso no Presídio de Barão dos Cocais, desde o dia 4 deste mês.
Na última terça-feira (11), a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito. No local, os policiais coletaram material biológico que possibilite o confronto com outras provas.
Novas denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, pelo 180 e pelo programa “Chame a Frida”, em Itabira, pelo número (31) 99398-6100.
LEIA TAMBÉM:
Médico é preso suspeito de estuprar paciente com câncer de mama durante consulta
Médico preso por estupro é suspeito de praticar crime há pelo menos 10 anos, diz MP
Sobe o número de vítimas que denunciam médico de Itabira por abuso sexual
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
Brasil tem oportunidade de liderar novo cenário internacional, diz secretário do ministério da Fazenda - Portais
Região da Avenida Nossa Senhora do Carmo registra mais um acidente com moto por aplicativo - Portais

Seja o primeiro a curtir