Carnaval Notícia São Paulo Segurança

PM terá esquema especial de segurança para o Carnaval em São Paulo – Portais

Please log in or register to do it.
PM terá esquema especial de segurança para o Carnaval em São Paulo - Portais

São Paulo — Cerca de 20 mil policiais militares (PMs) estarão nas ruas diariamente para reforçar a segurança na capital, Grande São Paulo, interior e litoral no Carnaval. A Polícia Civil também anunciou nesta segunda-feira (17/2) que reforçará os plantões de atendimento e contará com novas tecnologias para auxiliar na prevenção de crimes.

“O planejamento operacional deste Carnaval começou no ano passado. A ação está padronizada e organizada para atender o maior Carnaval do mundo”, disse o comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Cássio Araújo de Freitas. “Esperamos que ao fim da operação, tenhamos o Carnaval mais seguro dos últimos anos”, completou.

Como será o policiamento da Operação Carnaval?

O planejamento operacional prevê policiamento reforçado no pré-Carnaval (22 e 23 de fevereiro) e nos dias do Carnaval (1º, 2, 3 e 4 de março). De acordo com as autoridades, não haverá prejuízo ao policiamento ordinário com atendimento via 190. Os agentes estarão nos pontos de maior fluxo de foliões em diferentes meios — viaturas, cavalos, cães, embarcações e aeronaves — em todo o estado. As unidades policiais, como a Rodoviária, Batalhão de Trânsito, Bombeiros e Ambiental também serão reforçadas.


Entenda

  • A operação de segurança do Carnaval de 2025 em São Paulo envolverá pelo menos 20 mil policiais e o uso de 17 mil câmeras espalhadas pela cidade, além de 207 drones para monitoramento.
  • A expectativa é de que haja deslocamento de 25 milhões de pessoas, entre moradores e turistas, o que considera tanto quem fica na capital quanto viaja para o interior ou litoral paulista.
  • A previsão é de que entre 15 a 16 milhões de pessoas fiquem ou venham para a capital, enquanto 10 milhões devem se deslocar para o litoral e interior do Estado.
  • Serão 860 desfiles (32% a mais do que em 2024) e 14 megablocos na capital.
  • A PM irá montar 160 postos de atendimento e 30 torres de observação para o patrulhamento preventivo. A operação também contará com folgas reduzidas
  • Nas rodovias estaduais, espera-se que 9,5 milhões de veículos se desloquem para o interior ou para litoral durante os dias de festa.
  • O trânsito mais pesado é esperado para a sexta-feira (28/2) à noite, e na manhã de sábado (1º/3), e na terça-feira (4/3).

O Comando de Aviação da PM estará sobrevoando a capital paulista com dois helicópteros Águia, dando apoio às equipes em solo e eventualmente para alguma ocorrência de salvamento. No interior do estado serão nove helicópteros. No litoral do estado, haverá duas aeronaves em Praia Grande, uma no Guarujá e uma em Ubatuba apoiando as equipes de resgate de policiamento.

Capital paulista

Na cidade de São Paulo, segundo a PM, são esperados cerca de 16 milhões de foliões. O público vai aproveitar os 767 blocos cadastrados para a festa. Em todos os circuitos haverá reforço no policiamento.

Para ampliar a segurança, serão 160 postos de atendimento e 30 torres de observação, principalmente nos 14 megablocos, que têm previsão de atrair cerca de 500 mil pessoas por dia.

No dias 15 e 16 de fevereiro, a PM realizou a operação preparatória para o Carnaval. Durante as fiscalizações, 53 pessoas foram presas e seis veículos recuperados. Além disso, mais de 10 mil veículos foram vistoriados.

A partir do próximo fim de semana (22 e 23 de fevereiro), a PM estará nas imediações do Sambódromo do Anhembi, local dos desfiles de Carnaval, e nas ruas, onde haverá maior circulação de foliões. No litoral, o comando de policiamento vai empregar todo o efetivo disponível, operacional e administrativo, distribuídos nos 24 municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira.

Já a Polícia Civil vai reforçar as equipes que atuarão durante os dias de festa nas principais cidades do estado. Na capital paulista, a Divisão Especial de Atendimento ao Turista (Deatur) terá policiais no Sambódromo do Anhembi. Haverá um totem digital fornecendo dicas de segurança aos foliões nos dias do desfile.

Agentes à paisana estarão nos principais pontos para inibir crimes e identificar suspeitos e quadrilhas que se aproveitam das aglomerações para roubar e furtar objetos pessoais, como cartões e celulares. O Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) realizará o policiamento preventivo especializado nos locais de maior fluxo de turistas.

No sambódromo, a unidade móvel da Deatur estará atendendo os foliões para eventuais registro de ocorrências. As equipes contam com policiais fluentes em línguas estrangeiras e policiais mulheres.

Nas delegacias, os plantões serão reforçados para o registro de ocorrências e atendimento à população. A Delegacia Eletrônica também estará disponível com a opção de elaboração do boletim de ocorrência em língua estrangeira: inglês e espanhol.

Tendas exclusivas para mulheres

A Polícia Militar terá 14 tendas exclusivas para acolhimento e atendimento de mulheres no Carnaval de São Paulo vítimas de importunação sexual durante os dias de festa. Os equipamentos serão instalados nos circuitos dos megablocos na capital paulista.

As tendas contarão com policiais mulheres treinadas para dar suporte e acolher o público feminino. O objetivo é ter um ambiente acolhedor para denúncias e eventuais pedidos de suporte, como aconteceu no Carnaval do ano passado.

“A abordagem será a mais sensível possível”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas. “É um espaço dedicado para atender essa vítima e prosseguir com a ocorrência”, explicou.

Uma das tendas para atendimento a mulheres no Carnaval será instalada no entorno do Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital. A região é um dos circuitos dos megablocos, concentrando milhares de pessoas durante os dias de folia. Os outros equipamentos estarão no centro, nas zonas norte e oeste da capital.

Cabine Lilás 24h disponível no Carnaval

Além das tendas, a PM terá atendimento 24 horas na Cabine Lilás, por meio do 190. O serviço, que fica no Centro de Operações da Polícia Militar, é operado por policiais mulheres treinadas para dar suporte e orientação às mulheres que pedem ajuda pelo 190.

“A Cabine Lilás será crucial no apoio às ocorrências relacionadas aos crimes contra as mulheres no Carnaval”, salientou o comandante-geral da PM.

Lula receberá presidente e primeiro-ministro de Portugal, em Brasília - Portais
Governo avança em negociação sobre impasses na Eletrobras, e propostas vão ao Supremo - Portais

Seja o primeiro a curtir