Iniciada no final de 2022, a sonhada revitalização turística do Morro da Cruz, em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, sofre uma pausa, causando questionamentos da população itajaiense sobre o futuro de um dos cartões postais mais famosos da cidade.
O projeto, divulgado em 2023, inclui duas estruturas, entre elas um quiosque gastronômico e um novo mirante, que substituirá o que foi retirado em agosto do mesmo ano da divulgação.
Obras no Morro da Cruz, em Itajaí, são interrompidas devido a beirais de janela – Foto: Júlia Finamore/ND
Para compreender melhor a situação, o portal ND Mais entrou em contato com a Prefeitura de Itajaí, que afirmou que a obra do quiosque precisou ser interrompida temporariamente, pois a licitação não compunha as esquadrias, ou seja, beirais de janelas e/ou portas.
Antigo mirante foi retirado em agosto de 2023 durante obras no Morro da Cruz – Foto: Júlia Finamore/ND
Obras no Morro da Cruz devem ser concluídas em 120 dias
O município afirmou que a nova licitação já foi lançada e a empresa vencedora está em processo de alinhamento com a empresa antiga para que a obra seja concluída. O novo prazo para conclusão é de 120 dias, a partir desta segunda-feira (17).
Morro da Cruz é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade – Foto: Júlia Finamore/ND
Além disso, o ND Mais também questionou sobre a pavimentação do Morro da Cruz, que está com diversos buracos, dificultando na mobilidade. A prefeitura afirmou que a Secretaria de Obras de Itajaí já está ciente e tem programação para fazer os reparos até o mês de março.
Nova pavimentação deve ocorrer até março deste ano – Foto: Júlia Finamore/ND
Sobre o Quiosque do Morro da Cruz
Conforme o município, o quiosque de dois pavimentos e 192 m² contará com parque infantil, loja de conveniência, área para informações turísticas, além de banheiros acessíveis e jardins com áreas ao ar livre.
Serão mais de 300 m² de área revitalizada somente nesta obra, com investimento acima de R$ 600 mil. O prazo inicial para a entrega era até o final do ano de 2023, ou seja, já possui mais de 1 ano de atraso.
Projeto de Quiosque do Morro da Cruz foi divulgado em 2023 – Foto: Secom Itajaí/ Divulgação