A Intel continua trabalhando em microcódigos para melhorar o desempenho de sua série Core Ultra 200S de processadores, em especial os componentes K, destravados para overclock. Dessa vez a empresa disponibilizou um novo microcódigo, o 0x116, que já aparece em um update de BIOS da MSI para suas placas Z890 e B860.
Essa atualização parece ser uma nova tentativa depois que o microcódigo 0x114, disponibilizado em dezembro, não trouxe exatamente os ganhos que os usuários da Intel gostariam de ver para sua geração atual de processadores.
Infelizmente o update foi feito sem grande alarde, então não temos detalhes de seu funcionamento. A página de “changelog” da MSI afirma apenas que o update de BIOS com o novo microcódigo da Intel melhora a compatibilidade com memórias e a capacidade de overclock dos processadores Intel, em especial nas configurações de quatro módulos DIMM de 64GB.
As informações da MSI também dizem que o update melhora a “confiabilidade de algumas CPUs não K”. O próprio termo “confiabilidade” é um tanto vago, e não sabemos quais processadores exatamente estariam sendo melhorados pelo update.
MSI ainda não atualiza todas as usas placas Intel
Apesar do update ser voltado para modelos Z890 e B860 de placas-mãe da MSI, parece que nem toda SKU com esse chipset pode receber o update de BIOS no momento. Segundo o WCCFTech, “quase metade” delas é compatível enquanto escrevemos este post.
É possível que essa compatibilidade se expanda para abranger mais modelos de placas-mãe em breve, mas parece pouco provável que o novo microcódigo da Intel vai trazer melhorias perceptíveis de performance ou estabilidade do sistema para seus processadores.
Notícias relacionadas:
- Windows 11 24H2 causa crash em algumas placas Z890 com Intel Core Ultra 200S
- Microcódigo 0x114 parece não resolver performance das CPUs Intel Arrow Lake-S
- Placa-mãe MEG X870E GODLIKE da MSI chega às lojas por US$ 1.099
De todo modo, a maneira mais confiável de verificar o impacto desse tipo de atualização tão específica é aguardar testes técnicos de terceiros, e o parecer de especialistas confiáveis em suas análises. Pelo menos o pessoal do Uniko’s Hardware deve fazer algum teste em breve.
Via: WCCFTech