STF Supremo Tribunal Federal

Judiciário entrou na “linha de tiro das críticas”, diz Barroso – Portais

Please log in or register to do it.
Judiciário entrou na

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Roberto Barroso, disse nesta 2ª feira (17.fev.2025) que o Poder Judiciário entrou na “linha de tiro” das críticas. Segundo ele, alguns questionamentos são justos e merecem atenção.

“O Judiciário nos últimos tempos entrou um pouco na linha de tiro das críticas de uma maneira geral. Às vezes são críticas justas, frequentemente são injustas, às vezes são construtivas, às vezes são maldosas. Faz parte da vida democrática conviver com elas e levar a sério as críticas que merecem credibilidade”, disse ao receber homenagem do TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho), em Campinas (SP).

O ministro recebeu a comenda “Grande Colar do Mérito Judiciário” do tribunal trabalhista. A homenagem é a honraria máxima da corte oferecida a personalidades e autoridades, pessoas jurídicas e instituições. Leia a lista completa dos homenageados.

Em seu discurso, o ministro afirmou também que a Justiça é a “alternativa que a sociedade concebeu à força bruta”. Segundo ele, os juízes, como “árbitros imparciais”, são instrumentos do processo civilizatório porque decidem entre argumentos em vez de “tiros, socos e brigas”. Por isso, “devem se dedicar com afinco a essa missão”, declarou.

“A Justiça é gênero de 1ª necessidade. Na verdade, nós somos a alternativa que a sociedade concebeu à força bruta. Em vez de tiros, socos e brigas, colocam-se os argumentos na mesa e um árbitro imparcial vai verificar qual é o melhor argumento, qual deve prevalecer e qual faz a justiça. Portanto, somos instrumentos do processo civilizatório e devemos nos dedicar com afinco a essa missão”, disse.

Renata Fan exalta conquista do Jogo Aberto no Prêmio iBest: "Um orgulho" - Portais
Real Madrid pode deixar La Liga; entenda! - Sportbuzz - Portais

Seja o primeiro a curtir