Notícia

Com pico de calor, Naves do Conhecimento passam a receber quem quer apenas se hidratar ou se refrescar – Portais

Please log in or register to do it.
Com pico de calor, Naves do Conhecimento passam a receber quem quer apenas se hidratar ou se refrescar - Portais
Todas os 12 equipamentos integram os 58 pontos de resfriamento abertos pela prefeitura As 12 Naves do Conhecimento da cidade, criadas para democratizar o acesso ao universo digital com oferta de vários cursos e outros serviços, estão abrindo suas portas também para quem pretende somente se hidratar ou se refrescar nesses dias de picos de calor. Nesta segunda-feira, quando o Rio atingiu o Nível de Calor 4 pela primeira vez desde a criação de protocolo para altas temperaturas, algumas pessoas procuraram esses equipamentos somente para tomar uma água gelada ou aproveitar a fresquinha do ar-condicionado.
Para atender a população no dia em que o Rio atingiu o inédito nível de calor, até os equipamentos que funcionam dentro dos parques públicos (Madureira, Realengo, da Pavuna e de Campo Grande) e que não funcionam habitualmente às segundas-feiras entraram na lista. O de Madureira abriu no começo da tarde e seguirá funcionando até às 22h. Nesta terça-feira e nos próximos dias da semana a abertura será no horário habitual, ou seja, às 6h.
—O que eu tenho a dizer aos frequentadores é que podem vir para cá. O parque é o quintal da casa de vocês — convocou o gestor do espaço, Wilton Fonseca, explicando que apenas a cascata não estava ligada, porque era dia de manutenção nesta segunda-feira.
Cassiana descansa na sombra no intervalo dos exercício no Parque Madureira
Geraldo Ribeiro
O espaço costuma receber de 10 mil a 15 mil pessoas nos dias de semana. Mas, como pouca gente tomou conhecimento da abertura, em caráter excepcional nesta segunda-feira, o movimento foi bem pequeno.
—Estou vinho aqui pela primeira vez. É uma maravilha e com esse calor que está fazendo é uma boa opção para a população — defendeu Cassiana Máximo, de 44 anos, moradora em Honório Gurgel, que aproveitou para exercitar com o marido Daniel Rodrigues, de 56.
Na Nave do Conhecimento do parque, o fluxo de frequentadores também foi baixo. Mas, a supervisora Regina Miranda garantiu que o espaço se preparou para receber a população, mesmo num dia em que o local passava por manutenção.
Angélica e Maria de Fátima aproveitaram para se hidratar na Nave de Irajá
Geraldo Ribeiro
Já na Nave de Irajá, foi um dia de funcionamento normal. A abertura foi às 9h e o fechamento está programado para as 21h, como ocorre de segunda a sexta-feira. A coordenadora Thaissa Curvelo explicou que foram disponibilizadas cadeiras extras para quem quisesse entrar apenas para aproveitar o ar-condicionado.
O equipamento também disponibilizava água gelada e acesso aos banheiros. Maria de Fátima Lopes, de 67 anos, compareceu ao local para fazer o cartão Jaé, e aproveitou para se hidratar.
—Ninguém está aguentando esse calor. Só mesmo com muita água gelada — disse.
O advogado Edvaldo Brito, de 65 anos, morador do bairro, contou que em dias de picos de calor, como esta segunda-feira, passa mais tempo na Nave do Conhecimento do que em casa, para aproveitar o ar-condicionado.
— Quando não abre eu vou para o shopping, mas aí tenho de levar o notebook. Aqui não precisa e a internet é melhor – elogiou.
Gabriel Medina, subsecretário de Formação e Projetos Tecnológicos da Secretaria municipal de Ciência e Tecnologia, explicou que esse serviço à população se mantém enquanto a cidade estiver com esse nível de alerta.
Medina explicou ainda que os equipamentos estão integrados ao comitê da prefeitura, coordenado pelo Centro de Operações Rio (COR), e, por conta disso, se encontram preparados para atender os alertas, como o desta segunda-feira.
— A gente está totalmente aberto para acolher a população e preparados para oferecer um espaço onde ela pode ter conforto e e possa se hidratar num lugar de sombra e com ar-condicionado— afirmou.
Com entrevistas exclusivas com Preta Gil e Paolla Oliveira, 'Fantástico' alcança mais de 32 milhões de pessoas - Portais
PGR pede a condenação de ex-integrantes da cúpula da PM por omissão no 8 de janeiro - Portais

Seja o primeiro a curtir