flower3.gif (3003 bytes)

SHODEN - REIJI-HO

A palavra japonesa Reiji significa literalmente "indicação da energia vital universal".

No tempo do Dr. Usui - e ainda hoje na Usui Reiki Ryoho Gakkai -, é necessário saber bem o Byosen para depois começar a desenvolver o Reiji-Ho, e só então, passar aos ensinamentos do Nível II, o Okuden.

A técnica Reiji-Ho desenvolve-se com a prática do Reiki e é algo que dificilmente se consegue explicar por palavras. Consiste simplesmente em deixarmos as nossas mãos serem levadas pela Luz da Fonte para os locais onde a cura é necessária e deixá-las ficar lá até que sejam levadas para outra área. Desta forma, o Reiji-Ho deixa de ser uma técnica, integrando mais fortemente o praticante de Reiki com o próprio fluxo da Luz da Fonte, através de movimentos livres de raciocínio, que simplesmente acontecem.

O Reiji torna-nos assim conscientes do facto de que somos meros «fios condutores» da Luz da Energia Vital Universal, ao mesmo tempo que nos ensina a estar em sintonia com a nossa intuição.

Quando se faz Reiji-Ho, o terapeuta deve desapegar-se totalmente do que possa vir a acontecer. As mãos movem-se para onde são necessárias e a Luz flui naturalmente. Quando a Luz deixa de fluir, o terapeuta deixa as suas mãos irem para a outra zona do corpo. Ainda que o terapeuta saiba que a pessoa tem uma doença localizada, confia nas suas mãos e na sua intuição, na indicação da Luz da Energia Universal.


© Copyright, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos