flower3.gif (3003 bytes)

SHODEN - NENTATSU-HO

A expressão japonesa Nentatsu-Ho significa "método para programação da mente subconsciente". É um método que remonta ao tempo de Usui e fazia parte dos seus ensinamentos do Shoden (Nível I).

Trata-se de enviar um pensamento ou um desejo, juntamente com a Luz da Fonte, para a mente da pessoa que estamos a tratar, ou para nós próprios. Algumas pessoas chama-lhe também "técnica de desprogramação".

É importante deixar claro que não se está a curar com o poder da mente, mas sim a mandar uma mensagem ao subconsciente da pessoa juntamente com a Luz da Fonte. Não vale a pena impor ou forçar a afirmação pois só se estará a criar tensão. Tal como todas as técnicas de Reiki, esta é uma prática sem esforço e deve ser realizada num estado geral descontraído, sem quaisquer outras intenções que não sejam a cura para o bem supremo da pessoa.

A pessoa, obviamente que, deve sempre saber qual a afirmação que está a ser enviada para o seu subconsciente.  O praticante de Reiki que assim não o faça, levado por qualquer intenção manipuladora ou egoísta, estará a perder a sintonia com a Luz da Fonte. O respeito pelo outro (e por si próprio), é um pilar fundamental deste sistema.


© Copyright, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos