flower3.gif (3003 bytes)

SHODEN - KENYOKU-HO

Esta técnica fazia-se no tempo do Dr. Usui, antes e depois de um tratamento a outra pessoa, mas também se pode utilizar sempre que nos sentimos desarmonizados energeticamente, seja depois de uma discussão com outra pessoa, seja quando estamos com uma tristeza, ou com maus sentimentos que sejam persistentes.

Kenyoku (que significa "banho seco") é uma técnica para purificar os canais energéticos. É provável que esta técnica tenha a sua origem nos rituais dos Sacerdotes Xintoístas, onde este ritual tem a intenção de purificar o corpo antes de contactar com o divino. Também no Budismo, existe uma sequência de movimentos muito semelhante ao Kenyoku. Tornou-se também uma técnica comum a muitas escolas de artes marciais e de Chi Kung como Jujitsu, Aikido e Ki-Ko (a versão japonesa do Chi Kung chinês).

Frank Arjava Petter aprendeu no Japão, 3 versões desta técnica, todas bastante semelhantes; Hiroshi Doi ensina uma quarta versão, muito parecida com uma das três de Arjava.

Devemos experimentar todas e adoptar aquela que nos sentimos melhor a fazer e podemos mesmo sentir que em determinada situação, podemos utilizar uma versão que estamos menos habituados. Podemos ainda usar esta técnica através da visualização, ou seja, imaginando todos os movimentos. Claro que se vamos no meio da rua e sentimos necessidade de «tomar um banho seco» e se não nos importarmos com a opinião alheia, pois façamo-lo.

Pessoas que não sejam praticantes de Reiki, podem também utilizar o Kenyoku.


© Copyright, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos