flower3.gif (3003 bytes)

REIKI USUI SHIKI RYOHO

SHODEN

INTRODUÇÃO

A aprendizagem do Reiki, na maioria das escolas do Ocidente, faz-se em três níveis. No primeiro o Iniciado passa por um processo de purificação física podendo curar-se a si próprio e aos outros. No segundo, torna-se possível o envio da energia no espaço e no tempo através da utilização de três yantras (símbolos que são uma ponte entre o mundo físico e os mundos espirituais de Amor e Luz). No terceiro, o Iniciado fica apto a transmitir as iniciações e sintonizações do Reiki, sendo sintonizado com o yantra que lhe mostra o caminho para a mestria (algo de único para cada indivíduo).

No Ocidente aprende-se os vários níveis, I, II e III, depois obtém-se um certificado por cada um deles, a própria pessoa pratica depois em casa, faz a sua auto-cura e aplica a Luz do Reiki a quem estiver aberto para a receber. Mas no Japão sempre se fez de uma forma diferente: vai-se a reuniões uma ou duas vezes por semana, cada vez que se vai a essas reuniões, os praticantes são sintonizados novamente, por isso, se vão a 30 reuniões por ano, recebem 30 sintonizações e isso faz parte do processo de aprendizagem.

Temos de levar em consideração que a realidade Ocidental é distinta da Oriental e querermos "orientalizar" o Reiki no Ocidente ou "ocidentalizar" o Reiki no Oriente talvez não seja a melhor solução dado que as realidades culturais e sociológicas são completamente distintas. Temos sim de saber adaptar o Reiki à nossa realidade de forma a conseguir encaixar o sistema nas nossas vidas diárias, o mais que pudermos.

No livro de Arjava, Rand e Lubeck, "The Spirit of Reiki", é explicado que (de acordo com informações de Fumio Ogawa), Usui terá desenvolvido 6 níveis, integrados em três graus: Shoden (primeiros ensinamentos), Okuden (segundos ensinamentos) e Shinpiden (ensinamentos misteriosos ou secretos). Estes patamares de treinamento no sistema Reiki são numerados por ordem decrescente sendo o Nível 6 o primeiro estágio no trabalho com o sistema.

Assim, quem recebe a primeira sintonização em Reiki, é considerado desde logo Nível 6; quando consegue desenvolver a técnica Byosen, é considerado Nível 5; quando consegue desenvolver a técnica Reiji-Ho é considerado Nível 4 (Byosen e Reiji-Ho são técnicas ensinadas no Grau Shoden); quando recebe os ensinamentos do Grau Okuden é considerado Nível 3; quando recebe os ensinamentos do Shinpiden é considerado Nível 2 e foi neste nível que o Dr. Mikao Usui se colocou a ele próprio, esperando que um dos seus alunos o superasse na sua técnica e alcançasse então o Nível 1.

Hoje, na escola Usui Reiki Ryoho Gakkai (a que Usui fundou), ninguém se considera Nível 2 por respeito a Mikao Usui e, por consequência, aqueles que têm os conhecimentos do Shinpiden estão colocados no Nível 3.


© Copyright, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos