flower3.gif (3003 bytes)

SHODEN - GASSHO

Gassho é uma palavra japonesa que significa "duas mãos que se juntam". Esta posição é normalmente conhecida no Ocidente como posição de oração. Nas práticas do Reiki, consiste em colocar as mãos com as palmas unidas, junto ao chakra do coração, com os dedos polegares a tocarem o centro do peito, duma forma relaxada. Os olhos são fechados.

Antes de começar um tratamento, o praticante concentra a atenção no ponto onde ambos os dedos médios se tocam para ajudar a esquecer o mundo que o rodeia e servir de «fio condutor» da Luz da Energia Vital Universal; por outras palavras, o praticante...

Deixa o Ego dormir, para o Reiki fluir

Os Princípios do Reiki são ditos mentalmente e fazem-se ecoar por todo o corpo (Só por hoje não me irrito, não me preocupo, sou grato, trabalho arduamente e sou bondoso para todos os seres).

Na meditação gassho podemos ouvir tudo o que se passa à nossa volta, todos os ruídos; tudo faz parte da meditação, incluindo os nossos próprios pensamentos; não os rejeitando ou julgando mas aceitando-os e observando-os como parte do processo da meditação. Se por acaso, em algum instante, nos distraímos da meditação, voltamos à focalização do contacto dos dedos médios, da mesma forma como começámos, não com um sentimento de obrigação mas de extrema gratidão. A gassho leva-nos à união com o Todo.

Quando se termina a meditação gassho, fica-se naquilo que se designa por estado natural.

O Dr. Mikao Usui pedia aos seus alunos que fizessem esta meditação durante cerca de 25 minutos de manhã e à noite.


© Copyright, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos