flower3.gif (3003 bytes)

SHODEN - BYOSEN

Byosen significa "método de cura focalizada". No Ocidente conhece-se esta técnica como "scanning", uma palavra inglesa que, em função do contexto, pode significar «detectar», «explorar» ou «examinar».

Com esta técnica, tenta-se precisamente sentir os locais do corpo afectados por doenças; sensações que variam de pessoa para pessoa e de doença para doença: desde pulsações, sensação de perfuração, pequenas dores, dormência, sensação de pulsação, calor excessivo, formigueiro, cócegas, uma sensação magnética ou mesmo frio, entre outras sensações subtis.

Esta não é uma técnica de diagnóstico, mas uma forma de descobrir e tratar uma doença de uma forma mais focalizada e directa.

É interessante constatar que com esta técnica, tanto se pode localizar os bloqueios energéticos que suportam a doença muito próximo da área que a pessoa se queixa, como numa área completamente diferente do corpo.

A técnica é muito simples: posicionam-se os dedos unidos com as palmas das mãos voltadas para o corpo do paciente e explora-se o mesmo, procurando zonas desarmonizadas. Depois, envia-se a Luz da Fonte para as áreas intuídas mantendo os dedos unidos.

Para os Ocidentais que já leram sobre Reiki ou já trabalham com o sistema Reiki, esta técnica pode parecer estranha, talvez devido ao facto de que todos sabemos que a Luz se dirige para onde é necessária, contudo, se colocarmos as mãos no local onde é efectivamente necessária, a sua actuação é mais incisiva. Foi com esse objectivo que o Dr. Usui desenvolveu esta técnica.

Consta que o Byosen era realizado no início e no fim de um tratamento; no princípio para encontrar as áreas problemáticas, e no fim para reequilibrar os corpos supra-físicos. O Byosen é um método que se desenvolve com a prática e com o tempo, ajudando-nos depois, a desenvolver o Reiji-Ho.


© Copyright, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos