flower3.gif (3003 bytes)

SHINPIDEN - DIFERENTES INICIAÇÕES

É interessante constatar que cada escola de Reiki usa um processo de iniciação diferente. Mais interessante ainda é verificar que todos resultam, e que com todos, as pessoas ficam aptas a servir de "fios condutores" da Energia Vital Universal.

Sabe-se hoje que o Dr. Mikao Usui usava o mesmo ritual para todos os níveis, um processo designado Reiju que não incluía símbolos mas somente a imposição das mãos. Sabe-se também que o Reiju era dado sempre que os alunos de Usui se reuniam e que não se passava para o nível seguinte pelo facto de ter recebido mais Reiju mas sim, porque determinados conhecimentos e técnicas estavam perfeitamente integradas.

A partir do Reiju do Dr. Usui muitas foram as alterações inseridas, nomeadamente a inclusão dos símbolos do Reiki no processo. Tal facto acabou por suceder porque os Mestres de Reiki tinham dificuldades em se centrar exclusivamente no processo divagando a sua mente para outros aspectos e preocupações; assim, com a inclusão dos símbolos, há uma focalização permanente na iniciação que está a ser efectuada.

Com o tempo, foram também definidas pelas diferentes escolas um determinado número de iniciações para cada nível, sendo o mais comum, quatro, duas ou uma para o Reiki I, três ou uma para o Reiki II e duas ou uma para o Reiki III; no caso do Reiki III, algumas escolas dividiram os ensinamentos do Reiki em duas fases (um Nível III-a para transmitir os ensinamentos de Mestre de Reiki e um Nível III-b para transmitir os ensinamentos de Professor de Reiki), dando uma iniciação para cada uma destas fases.

A nossa experiência tem-nos mostrado que as pessoas não ficam nem menos nem mais iniciadas seja com uma, seja com quatro ou mais iniciações, seja com uma iniciação muito elaborada, seja com uma iniciação menos elaborada, achamos também que o processo deve ser o mais simples possível para que a sua aprendizagem seja acessível à maioria das pessoas; por isto mesmo, dos diversos em que fomos iniciados, adoptámos os rituais iniciáticos da tradição da Senhora Takata, Reiki Usui Shiki Ryoho.


© Copyright, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos