flower3.gif (3003 bytes)

SHINPIDEN - REIJU

Mikao Usui designou Reiju, ao processo de passagem do poder do Reiki. Esse processo foi sofrendo alterações ao longo do tempo e hoje existem tantos processos de sintonização quantas as escolas de Reiki existentes. Hoje também, o Reiki quer que o Reiju volte a ser conhecido e praticado, já que essa transmissão do poder (empowerment) do Reiki é na realidade um poderoso instrumento de cura e desenvolvimento energético.

O Reiju é um processo muito simples que não utiliza símbolos e talvez devido a essa simplicidade, a mente humana teve necessidade de o adaptar, em especial à mentalidade Ocidental.

UM POUCO DE HISTÓRIA

No tempo do Dr. Usui, os alunos recebiam Reiju no Nível Shoden; depois, reuniam-se com alguma frequência, para praticar a Meditação Hatsurei-Ho e no enfiamento da mesma, o mestre dava Reiju aos alunos presentes.

Assim, os praticantes de Reiki recebiam Reiju diversas vezes e em espaços de tempo indefinidos; quando tivessem integrado os ensinamentos do Shoden, passavam a receber os ensinamentos do Okuden e recebiam mais Reiju, até receberem os ensinamentos do Shinpiden e mais Reiju. Em contraste, no Ocidente, adoptou-se um modelo onde são dadas quatro sintonizações no Nível I, três no Nível II e uma ou duas no Nível III.

Deve-se contudo deixar claro que a adaptação do Reiju, por intermédio de Chujiro Hayashi e Hawayo Takata, foi engenhosa. Adicionando os símbolos ao processo, criaram uma estrutura para ajudar a mente humana a focalizar-se no processo de sintonização.

Assim, não se deve pensar no Reiju como "melhor" ou "pior" do que as "sintonizações ocidentais"; muito menos como "mais" ou "menos poderoso"; são simplesmente processos diferentes.

O que se pretende deixar claro é que não é necessário passar a fazer Reiju em vez de outras sintonizações, mas por exemplo, utilizar o Reiju para um Nível Shoden para que os alunos sintam a Energia pela primeira vez, ou para quando se recebe um Reikiano para fazer uma terapia, dar-lhe Reiju antes da terapia para fortalecer os seus canais energéticos ou quando se faz uma reunião com alunos e lhes pretendemos oferecer um "carinho" especial.

O Reiju com que nós trabalhamos e ensinamos, não é o original que Mikao Usui executava, mas resulta das observações do Mestre Hiroshi Doi (Nível Okuden da Gakkai, Shinpiden em outras escolas) na escola Usui Reiki Ryoho Gakkai, da qual é associado e onde já recebeu diversos Reiju. Hiroshi Doi desenvolveu o seu próprio Reiju e ensina-o no seu sistema Gendai Reiki-Ho.


© Copyright, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos