flower3.gif (3003 bytes)

OKUDEN - KOKI-HO

Koki Ho significa: "método de curar pela respiração".

Esta técnica é outra das que não sobreviveu nos ensinamentos da Sr.ª Takata, mas surge indirectamente em muitos rituais de sintonizações praticados hoje em dia, nos quais, o Mestre de Reiki "sopra" a energia dos símbolos para os iniciados.

É uma técnica muito útil para tratar pessoas que não podem ser tocadas, como por exemplo, vítimas de queimaduras ou acidentes, assim como, para pessoas que não querem ser tocadas durante um tratamento devido a traumas relacionados com maus tratos físicos ou abusos sexuais.

Pode também usar o Koki Ho juntamente com um tratamento normal de imposição de mãos e com o Gyoshi Ho, assim como o Kotodama descrito noutra página.

Tal como o Gyoshi Ho, o Koki Ho é muito simples: durante o tratamento, inspire pelo nariz sentindo o Reiki a entrar para os seus pulmões, depois, quando expira gentilmente pela boca, sinta o Reiki a sair para a sua boca directamente para o corpo do paciente, tal como fazem os fumadores ao exalarem o fumo do tabaco, formando uma pequena abertura arredondada por onde flui o ar expirado.

Há terapeutas, que com a prática deste método, sentem o Reiki quase que como uma névoa branca que sai da sua boca. Poderá também sentir calor nos seus pulmões, boca e garganta.


© Copyright, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos