flower3.gif (3003 bytes)

OKUDEN - GYOSHI-HO

Gyoshi Ho significa "método de cura com os olhos". Esta técnica é uma das que não sobreviveu nos ensinamentos da Sr.ª Takata.

Com a prática do Reiki, constata-se que a energia não flui somente pelas mãos mas por todo o corpo. Algo que se pode experienciar quando se pratica a meditação Hatsurei-Ho (ensinada no Shoden). Apesar disto, é um facto que a energia flui mais pelas mãos, daí a técnica de imposição de mãos (te-ate) ser a primeira a ser ensinada no Reiki.

A essência desta técnica é que o olhar compassivo e amoroso cura. As pessoas de origem cristã entendem perfeitamente este olhar se pensarem no olhar de Jesus ou de Maria. Também no olhar de Kwan Yin se sente compaixão total.

Esta técnica é uma das mais simples do sistema, pois, simplesmente olha-se para onde se deseja enviar Reiki com essa intenção. Se quiser, veja no local para onde está a enviar energia, os símbolos do Reiki lá desenhados.

Com os olhos relaxados, irradie amor e compaixão; depois sinta o Reiki a fluir através dos seus olhos para a pessoa que está a tratar. Pode ajudar, se conseguir sentir-se a respirar pelos olhos também, como se na inspiração a pessoa viesse até si e na expiração você fosse até à pessoa até que haja uma fusão.

Visualize a energia a fluir para onde está a olhar. Se os olhos se desfocarem, não se preocupe, simplesmente continue a olhar sem qualquer tensão e deixe a energia fluir e curar.


© Copyright, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos