flower3.gif (3003 bytes)

TRADIÇÕES DO REIKI

Achamos interessante, quando recebemos pessoas nos nossos cursos de Okuden (o segundo grau do Reiki) que dizem "Eu fiz o Primeiro Nível no Reiki Tradicional". Perguntam-nos também com frequência, nos telefonemas que recebemos a pedir informações sobre os nossos cursos: "O Reiki que ensinam, é o Tradicional?".

Perante tantas questões que recebemos, parece-nos importante tentar esclarecer o que é, para nós, o Reiki Tradicional, porque Tradições relacionadas com o Reiki existem várias: da Tradição deixada pelo Dr. Usui, temos constatado que cada Mestre ou Professor de Reiki, molda o sistema, mais ou menos, de acordo com a forma como sente e trabalha com o Reiki. Nesta sequência, desde 1926, data do falecimento de Mikao Usui, até aos dias de hoje, quantas alterações terão já sido efectuadas?

Assim, quando se fala em Reiki Tradicional, é necessário tentar definir qual a tradição a que nos estamos a referir: à tradição veiculada por Hawayo Takata, que teve as influências e alterações introduzidas por Chujiro Hayashi? À tradição de algumas escolas de Reiki mais modernas, que introduziram técnicas tibetanas no sistema, e que logo, são distintas da tradição de Usui? A uma das novas tradições, de alguém que decidiu criar mais uma ramificação do Reiki? Ou à tradição que o Dr. Mikao Usui realmente deixou?

A tradição que Mikao Usui realmente deixou como legado, está «religiosamente» guardada na Usui Reiki Ryoho Gakkai - a Sociedade (que é o significado de "Gakkai") que Usui fundou e que ainda hoje existe no Japão. Acontece que nesta Sociedade (desde o início), só são admitidos japoneses e aqueles que são admitidos, não são autorizados a ensinar Reiki fora da Gakkai.

Dado que muito poucos conseguem chegar ao grau Shinpiden, alguns membros da Gakkai, decidiram alcançar o mesmo grau, fora da mesma Sociedade - caso de Hiroshi Doi (indivíduo que nos elucidou sobre a Gakkai), que possui somente o grau Okuden da Gakkai e decidiu criar o seu próprio sistema de Reiki: o Gendai Reiki-Ho (eis outra tradição), após ter recebido vários Mestrados, de Mestres de Reiki Ocidentais.

Parece-nos assim claro que, dada a estanquicidade existente na Gakkai, não existe nenhum Ocidental que tenha recebido o Shinpiden directamente naquela ou daquela escola, ou seja, não há Mestres de Reiki Tradicional de Usui (que se designa Usui Reiki Ryoho e que significa "Método de Cura Reiki de Usui") fora da Gakkai - aliás (segundo soubemos por intermédio de Hiroshi Doi), Mestre é um título que não se utiliza na Gakkai, tendo sido inserido nas Tradições Ocidentais.

Isto não invalida todavia, que alguns conhecimentos Tradicionais da Gakkai sejam conhecidos no exterior daquela sociedade japonesa - tratam-se de conhecimentos que foram divulgados recentemente ao "Mundo do Reiki", na sequência das investigações do alemão Frank Arjava Petter, que viveu cerca de 10 anos no Japão e conheceu alguns membros da mesma sociedade, entre os quais Hiroshi Doi.

Também Hiroshi Doi (que é membro da Gakkai), tem veiculado informação diversa sobre as práticas originais do Usui Reiki Ryoho - que (felizmente) coincidem com as informações veiculadas pelo supra-referido investigador, autor e professor alemão.

Torna-se deveras interessante constatar como o Reiki tem evoluído no Ocidente e como se desenvolve no Japão: a partir do momento em que alguns praticantes de Reiki japoneses decidiram aprender algumas das tradições de Reiki ensinadas no Ocidente (segundo soubemos por intermédio de Hiroshi Doi), também na Gakkai, começaram a inserir técnicas e teorias praticadas e instituídas no "Reiki Ocidental" - em simultâneo, no Ocidente, insere-se nas tradições existentes, as práticas japonesas conhecidas recentemente.

Perante este cenário, parece-nos por demais evidente que, o Reiki Tradicional de Usui, está-se a perder (ou já se perdeu mesmo) no tempo - logo, será legítimo, chamarmos "Tradicional de Usui" ao Reiki que praticamos e ensinamos?

A nós não nos parece, mas esta é somente a nossa opinião. Aprendemos com o tempo a respeitar todas as realidades - algo que não nos impede de termos a nossa própria perspectiva.

Por tudo o que aqui escrevemos, temos sempre muita cautela quando empregamos o termo Reiki Tradicional de Usui. Por respeito ao fundador do Reiki, e embora conhecedores de diversas práticas e técnicas (segundo o que nos foi ensinado) Tradicionais de Usui, não consideramos o Reiki que ensinamos "Tradicional de Usui", tal como hoje na Usui Reiki Ryoho Gakkai, ninguém se considera Nível 2, por respeito a Mikao Usui. (saiba mais sobre os níveis da Gakkai).

O Reiki que ensinamos, unifica a tradição deixada por Hawayo Takata, algumas práticas tradicionais da Gakkai, assim como algumas meditações que achamos serem importantes para a integração do Reiki, de acordo com a nossa cultura. Porém, e uma vez que o pilar central do sistema que ensinamos é sustentado pela tradição de Hawayo Takata (principalmente, no que diz respeito ao conjunto de rituais de sintonização que usamos - distinto do que é usado na Gakkai) decidimos designá-lo pelo mesmo nome, que a mesma Mestra de Reiki Norte-Americana o designou: Reiki Usui Shiki Ryoho (que significa Método de Cura Natural Reiki de Usui).

Para concluir, parece-nos importante sublinhar que é graças às diferentes tradições e às variações das mesmas tradições, que o Reiki tem chegado a tantos milhares e milhares de pessoas em todo o mundo. A Fonte do Reiki sabe o porquê de tantas variações - conseguir alcançar ou não esse «porquê», faz parte do caminho de cada um - e cada caminho deve ser honrado e respeitado, ainda que não esteja de acordo com aquilo que consideramos ser "o caminho".

Não obstante as tradições, ou os títulos, o que importa realmente, mesmo, são os resultados benéficos!

Reiki Usui Shiki Ryoho

Confuso? Esperamos sinceramente que não. Se acha que talvez lhe possamos esclarecer alguma dúvida sobre as tradições do Reiki, por favor dê-nos conhecimento da mesma, aqui.


© Copyright, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos