flower3.gif (3003 bytes)

HISTÓRIA DO REIKI - MIKAO USUI

Mikao Usui era, entre outras coisas, um monge budista. Nasceu no Japão em 15 de Agosto de 1865 numa pequena vila designada Taniai, Distrito de Yamagata, Perfeitura de Gifu.

Segundo as investigações de Frank Arjava Petter, reveladas no seu livro em parceria com Walter Lubeck e William Rand, "The Spirit of Reiki", Usui estudou Kiko (a versão japonesa do Chi Kung - uma arte oriunda da China para melhorar a saúde através de meditação, exercícios de respiração e exercícios em movimento) quando era jovem, num templo de Budismo Tendai, no monte Kurama, Norte de Kyoto.

Nas práticas do Kiko usa-se a própria energia vital para a cura de outras pessoas, ficando o dador dessa energia, desvitalizado. Algo que não terá agradado a Mikao Usui e que lhe terá feito nascer a semente daquilo que hoje conhecemos como Reiki.

his_usui.jpg (5794 bytes)
Mikao Usui (1865-1926)

Segundo William Rand (no mesmo livro), Usui viajou depois por todo o Japão, China e Europa em busca de conhecimento nas áreas da medicina, psicologia, religião e desenvolvimento espiritual. Numa dessas etapas, juntou-se a um grupo designado Rei Jyutu Ka, onde a sua formação acerca do mundo espiritual foram fortificadas. Todo o intenso e continuado interesse no conhecimento teram criado as fundações da incrível bênção que deixou à humanidade.

A sua formação e clareza mental ajudaram-no a conseguir um emprego como secretário de Shinpei Goto, então responsável de um Departamento de Saúde e Bem Estar e mais tarde Presidente de Kyoto. Ali, Usui conheceu muitas pessoas influentes de todo o Japão tendo iniciado um negócio por conta própria com bastante sucesso.

Em 1914, o negócio começou a correr mal e Usui decidiu tornar-se monge budista. Voltou mais tarde ao Monte Kurama, onde tinha estado a estudar Kiko quando era jovem.

Usui iniciou então um retiro de 21 dias onde jejuou, cantou, orou e meditou. Uma dessas meditações poderá ter sido ficar debaixo de uma cascata do Monte Kurama com a água a cair sobre a cabeça para abrir e purificar o chakra da coroa, uma prática que é efectuada ainda hoje pelos monges do Templo Kurama.

No final do retiro em Março de 1922, Mikao Usui teve a sua experiência de Satori (Iluminação), onde ficou a saber de que forma sintonizar a Energia Vital Individual (Ki), com a Energia Vital Universal (Rei), aplicando a segunda para a cura, sem prejuízo da primeira. Usui testou então essa sintonia em si próprio e depois com a sua família tendo aberto em Abril de 1922 a escola que ainda hoje existe, Usui Reiki Ryoho Gakkai em Tokyo.


© Copyright, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos