flower3.gif (3003 bytes)

HISTÓRIA DO REIKI - HAWAYO TAKATA

Hawayo Kawamuru (Takata, mais tarde) nasceu em 24 de Dezembro de 1900, numa família de cortadores de abacaxi, na Ilha de Kauai, Havaí, em Hanamaulu.

Casou-se com o tesoureiro duma plantação, Saichi Takata, em 1917; foram felizes e tiveram duas filhas. Saichi Takata morreu de um ataque cardíaco aos 32 anos, em Outubro de 1930. Durante os cinco anos seguintes, Hawayo Takata, viúva e com duas crianças pequenas, passou a ter graves problemas de saúde entre os quais, esgotamentos nervosos. Diagnosticou-se também uma doença de fígado que exigia uma cirurgia, mas devido a problemas respiratórios, o uso de anestésicos era contra-indicado. A sua saúde deteriorou-se tendo-lhe os médicos afirmado que sem uma cirurgia, ela não sobreviveria, mas, se praticada, ela morreria.

takata.jpg (3163 bytes)
Hawayo Takata (1900-1980)

Mais tarde, foi para o hospital Maeda, em Akasaka onde ficou internada por várias semanas. Foi marcada a cirurgia. A essa altura, foi também diagnosticada apendicite, um tumor e cálculos biliares.

Na noite anterior à intervenção cirúrgica, Takata ouviu uma voz interior que disse: “A operação não é necessária.” Quando estava já na mesa de cirurgia, ouviu de novo a voz e questionou o cirurgião se não haveria outro método para a sua cura. O médico respondeu-lhe: “Sim, se puder permanecer no Japão o tempo necessário”. Falou-lhe então, sobre a clínica de Reiki de Chujiro Hayashi; Takata dirigiu-se logo para lá. Em quatro meses, estava completamente curada no nível físico, mental e espiritual.

Takata, tão maravilhada ficou, que pediu que lhe passassem os ensinamentos. De início foi recusada, não porque fosse mulher, mas porque era estrangeira. Hayashi não queria que o Reiki fosse praticado fora do Japão, naquele tempo, mas com o tempo e com a insistência de Takata, cedeu.

Hawayo Takata, recebeu os ensinamentos de Reiki I, na primavera de 1936 juntando-se aos terapeutas que trabalhavam na clínica e, em 1937, recebeu os ensinamentos do Reiki II, voltando de seguida ao Havaí onde inaugurou a sua primeira clínica Reiki em Kapaa, sendo bem sucedida no seu trabalho.

No inverno de 1938, Chujiro Hayashi visitou Takata e juntos empreenderam uma digressão para ensinar e divulgar o Reiki. Ela recebeu os ensinamento do Shinpiden (o Mestrado em Reiki, conforme a nossa visão Ocidental), em 21 de Fevereiro de 1938, tendo apresentando Hayashi nessa ocasião, a Sr.ª Takata como Mestre / Professora e sua sucessora. Em 1939, Takata inaugurou o seu segundo centro de Reiki em Hilo.

Graças a Takata, o Reiki espalhou-se então pelo Ocidente: depois do Hawai, em vários outros locais dos Estados Unidos da América e finalmente para o Canadá e Europa. Viveu até aos 80 anos, apresentando sempre uma aparência jovial.

Consta que formou centenas de pessoas no Reiki, homens e mulheres. Faleceu em 11 de Dezembro de 1980.


© Copyright, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos