flower3.gif (3003 bytes)

HISTÓRIA DO REIKI - INTRODUÇÃO

Desde sempre, todos os praticantes de Reiki nutrem uma enorme simpatia e curiosidade sobre o fundador do sistema, Mikao Usui. Da mesma forma, sempre houve uma grande curiosidade acerca da história do Reiki, do seu desenvolvimento e da influência da vida de Usui, nas práticas do Reiki.

Na sequência desta crescente curiosidade, algumas pessoas começaram a canalizar teorias acerca destas questões e, nesta sequência, o Reiki começou a ser descrito como oriundo do Tibete, da Atlântida, do Egipto ou da Lemúria. Já se fez constar também, que os fundadores originais do Reiki, são Mestres Ascensos, seres de outras galáxias, um Chinês de tempos remotos chamado Wei Chi, e muitos outros.

Pese embora estas canalizações sejam interessantes e algumas delas façam bastante sentido, faltam-lhes as evidências históricas que lhes possibilitem serem observadas de um ponto de vista sério e rigoroso.

Movidos pela curiosidade e confusos com tantas teorias, alguns mestres Ocidentais foram ao Japão constatar se aquilo que se dizia sobre o Reiki era verdadeiramente real acendendo luzes muito interessantes, muitas das quais baseadas em factos concretos, seja através de documentos escritos, seja através de entrevistas com familiares de Mikao Usui ou mesmo da pedra memorial erguida ao criador do sistema, Reiki.


© Copyright, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos