flower3.gif (3003 bytes)

HISTÓRIA DO REIKI - CHUJIRO HAYASHI

Está escrito na última morada do Dr. Usui (na pedra memorial do túmulo que os seus alunos mandaram erguer), que o criador do Reiki terá ensinado mais de 2000 pessoas; tendo algumas delas chegado ao Nível Shinpiden, aquilo que se conhece hoje como Mestrado de Reiki.

No entanto dizia-se até à pouco tempo no Ocidente (e ainda se conta em algumas escolas), que o sucessor de Mikao Usui teria sido Chujiro Hayashi, um outro facto que veria a verificar-se como incorrecto.

hayashi.gif (32787 bytes)
Chujiro Hayashi (1878-1941)

Chujiro Hayashi era um oficial aposentado da Marinha que recebeu de Usui os ensinamentos do Shinpiden em 1925, com 47 anos, afastando-se depois da escola Usui Reiki Ryoho Gakkai e criando o seu próprio método, “Reiki Hayashi Shiki Ryoho” que significa: Método de Cura Natural Reiki de Hayashi.

Hayashi abriu uma clínica de cura em Tóquio, onde terapeutas Reiki trabalhavam em grupo e iam também a casa de pessoas incapacitadas para se deslocarem à clínica. Uma das pessoas que recorreu à clínica de Hayashi para se curar, em Shina No Machi, foi Hawayo Takata.

Em 10 de Maio de 1941, na presença dos seus alunos, fez o coração parar por meios metapsíquicos e faleceu, com 63 anos.

Hayashi teve um papel importante na História do Reiki, porque, como era médico, «transformou» o Reiki de Usui - um sistema que tinha o seu principal enfoque no desenvolvimento espiritual (sendo a cura um sub-produto desse desenvolvimento) -, num sistema direccionado quase exclusivamente para a cura (sendo o desenvolvimento espiritual, quase que um sub-produto da cura).

Na forma como ensinamos o Reiki, tentamos equilibrar estes dois factores, uma vez que, pelo que temos percebido, se ambos tiverem um espaço equilibrado no sistema, este torna-se ainda mais belo.


© Copyright, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos