Reiki Usui Shiki Ryoho

REIKI "EXTRAS" - GUIAS DO REIKI

Os "Guias do Reiki" advêm de uma crença de que existem "guias" ou "espíritos" que trabalham conjuntamente com os praticantes de Reiki. Algumas pessoas referem-se a estes "guias" como "mestres ascensos", outras como "espíritos" ou simplesmente "guias". A crença nestes "guias" vai ao ponto de afirmar que são eles que fazem as sintonizações do Reiki e que ajudam nos tratamentos de Reiki.

Segundo sabemos, o Dr. Mikao Usui, nunca falou sobre Guias do Reiki, mas sim, numa ligação directa às frequências vibracionais da Fonte da Força Universal da Vida.

A crença nos Guias do Reiki, foi adicionada ao Reiki no Ocidente e foi largamente popularizada por autores como Diane Stein (Reiki Essencial) e William Rand (Reiki Usui Tibetano). Hoje está largamente espalhada em todo o mundo, pelos mais diversos sistemas de Reiki existentes.

Segundo a nossa prática com o Reiki, tal como Usui preconizava, não cremos que sejam necessários, neste sistema, intermediários entre nós, praticantes de Reiki, e a Fonte da Força Universal de Vida para que possamos ser fios condutores dessa mesma Luz de Cura e se possível, num trabalho diário continuado, sermos essa mesma Luz.

Por outro lado achamos que enquanto projectarmos verdades supremas fora de nós, dificilmente as acharemos no nosso interior, e o sistema Reiki é, entre outros aspectos, uma ferramenta muito poderosa para abrir portas interiores de grande valor para a nossa evolução. Pensamos que encontrarmo-nos connosco próprios é um dos maiores passos que poderemos dar no nosso desenvolvimento quer como humanos efémeros quer como seres perenes, sobretudo no que diz respeito à descoberta e ampliação do nosso amor-próprio.

Não pretendemos com isto dizer que os Guias Espirituais não existem - é claro que existem, sempre existiram e hão-de existir. Gostamos porém de respeitar, dentro do que nos é possível, e neste caso específico, o legado da tradição de Mikao Usui - um legado que não contemplava (e continua a não contemplar na Usui Reiki Ryoho Gakkai) o trabalho com Guias de Reiki.

Na nossa busca pelas raízes do Reiki, foi gratificante cruzarmo-nos com dois Professores, Frank Arjava Petter e Hiroshi Doi, que pensam, tal como nós, que na pureza e simplicidade do Reiki não cabem determinados aspectos, que em especial no Ocidente, são adicionados a esta dádiva que Mikao Usui, na segunda década do século passado, deixou à humanidade. E assim, construímos a nossa realidade sobre o Reiki.

Sabemos porém, que muitas pessoas sentem-se melhor a trabalhar com o Reiki de acordo com outras realidades - está perfeito para essas pessoas as suas realidades, tal como está perfeita para nós, a nossa realidade.


© Copyright, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos