KARUNA REIKI© E TERA MAI REIKI

Kathleen Milner foi iniciada no grau de Mestra de Reiki por Hawayo Takata, mas sentiu que o que tinha aprendido não constituía um sistema completo.

Em 1991, começou a desenvolver o seu próprio sistema, que contém também ensinamentos do Seichim Reiki e do Raku Kay Reiki, pedindo ao Universo para ter acesso às lacunas que o Reiki (que lhe tinha sido ensinado), apresentava.

Segundo consta, o Avatar Indiano Sri Sathya Sai Baba conectou-se com ela mentalmente e deu-lhe a conhecer outro símbolo, o Zonar. Um facto que se veio a repetir por mais duas vezes, recebendo os símbolos Halu e Harth.

William Rand, e outros mestres de Reiki, iniciados no sistema de Kathleen deram conta do valor dos novos símbolos e quiseram distingui-lo do Reiki de Usui. Decidiram então ensinar a nova informação sob o nome: Sai Baba Reiki.

Por motivos religiosos e legais viram-se obrigados a mudar o nome de Sai Baba Reiki para Karuna Reiki®, nome registado por William Rand. Mais tarde, Kathleen quis também baptizar o seu sistema, acabando por o designar de: Tera Mai Reiki™.