TIPOS DE CONSTELAÇÕES

 

A arte das Constelações Familiares é já um fenómeno a nível mundial, no que diz respeito à profundidade da sua abordagem fenomenológica e aos seus resultados positivos.

Tendo como base o enfoque terapêutico de Bert Hellinger as Constelações são como uma árvore em constante ramificação. Alguns dos seus troncos são:

CONSTELAÇÕES EM GRUPO

Basta estar presente um membro da família. As restantes pessoas do grupo, servem de «representantes» dos familiares da pessoa que trabalha o seu tema / problema. O campo de energia que se forma, possibilita às pessoas que estão a servir de «representantes» (e que preferencialmente não conhecem o cliente) sentir e agir - de forma surpreendente -, de acordo com aquilo que sentem os verdadeiros membros da família do cliente (estejam eles, vivos ou mortos). Esta é a forma mais comum de trabalhar com esta terapia.

CONSTELAÇÕES PRIVADAS

O cliente trabalha o seu tema / problema em privado com o terapeuta, o qual, possui diversas metodologias de trabalho para «representar» as pessoas ausentes, uma vez que não existem pessoas a assistir para servirem de «representantes». Esta é a forma ideal para pessoas que sentem dificuldade em expor em público, o tema / problema que pretendem trabalhar, mas é sempre melhor trabalhar as constelações num grupo. Para algumas pessoas pode ser importante como preparação para a participação num grupo ou como seguimento após participação num grupo.

CONSTELAÇÕES EXISTENCIAIS

Nesta abordagem, o cliente trabalha com partes de si próprio - com a sua alma, com uma parte da sua personalidade, com a sua criança interior, com uma questão existencial, etc. O objectivo é chegar a uma solução / iluminação sobre aquilo que causa sofrimento ao cliente. Estas são geralmente constelações muito simbólicas mas onde se atinge um nível intra e extra-psíquico profundo e simultaneamente amplo, muitas vezes extremamente revelador de verdades ocultas que causam um grande alívio ao nível da alma individual e da alma sistémica, onde o indivíduo se move.

CONSTELAÇÕES DE SUPERVISÃO

Neste tipo de constelações, o cliente é um médico, um psicólogo, um psiquiatra ou um terapeuta que não encontra solução para o problema de um dos seus pacientes ou clientes. Estas constelações, preconizam trazer à luz possíveis resoluções para o problema, para que o cliente (neste caso, o profissional de saúde), ganhe um novo enfoque, novas perspectivas, sobre a forma como poderá melhor ajudar o seu próprio cliente.

CONSTELAÇÕES HOMEOPÁTICAS

São geralmente constelações muito emotivas e comoventes. Baseiam-se nos princípios da homeopatia, trabalhando o cliente com a sua própria doença. Neste tipo de constelações, o cliente pode também trabalhar, por exemplo, a sua apatia, a sua obesidade, um sentimento de pânico, de perda, de não pertença, etc. No caso de doenças, é necessário que o cliente esteja já a ser acompanhado por um médico, uma vez que as constelações podem ser um valioso complemento, mas não substituem a medicina convencionalmente instituída.

CONSTELAÇÕES DE OBJETOS

Os objectos (quando têm um alto grau de estimação), podem estar numa família (duma forma inconsciente, por parte de quem os estima), a tomar o lugar de um dos seus membros. Esse membro, normalmente, enfrenta problemas de relacionamento (ou outros) sem causa aparente. Este tipo de constelações é raro, mas é um facto que por vezes se manifesta como necessário de trabalhar. Por outro lado, neste conceito de «objecto» incluimos: dinheiro, terrenos, casas ou outros valores, que por algum motivo são objecto de desarmonia nas relações humanas.

CONSTELAÇÕES EMPRESARIAIS

Entre outros elementos, os departamentos de uma empresa (ou mesmo a própria empresa) também podem ser «representados» numa constelação. Trata-se de um trabalho orientado para empresários, administradores, directores que são pessoas sérias, integras, honestas, bons profissionais, mas que por um qualquer motivo desconhecido, encontram o caminho do sucesso bloqueado. Uma constelação empresarial pode dar uma ou mais perspectivas da raiz do bloqueio que impede o sucesso da empresa, para que o mesmo seja trabalhado, compreendido e para que a empresa encontre um rumo de sucesso estável e duradouro.

CONSTELAÇÕES TEMÁTICAS

Entretanto, a nossa experiência com esta terapia, levou-nos a desenvolver um género de workshop focalizado num único tema, as Constelações Temáticas. Trata-se de um trabalho com base no enfoque terapêutico de Bert Hellinger que visa reunir num mesmo dia, um grupo de pessoas com o mesmo sintoma, problema ou limitação... (saber mais)


Qualquer dúvida, por favor contate-nos para 962 356 344 ou 217 647 419 por e-mail.

Copyright