A DINÂMICA DAS CONSTELAÇÕES

 

A dinâmica das Constelações é aparentemente muito simples: o consultante apresenta o tema que pretende trabalhar. O tema deve estar a causar algum tipo de sofrimento, e.g., uma doença, medos inexplicáveis, conflitos profissionais, sintomas não diagnosticados pela medicina convencional, falta de alegria de viver, assuntos inacabados, entre muitos outros.

Selecionam-se depois pessoas (de entre os participantes no workshop) para servirem de representantes de membros da família (e/ou de outros elementos). Claro que, os participantes, podem só querer assistir e não servirem de representantes nas constelações.

Então, o terapeuta, através da observação dos representantes, facilita e traduz o emergir das dinâmicas ocultas que ocorrem entre os elementos representados, que estão na base do problema que o consultante se propôs trabalhar.

Normalmente, aflora onde se esconde o amor, onde houve uma quebra no seu fluxo natural ou onde as ordens do amor não foram consideradas. Então, o terapeuta sugere aos representantes para dizerem frases-chave para que o amor volte a fluir naturalmente.

Depois, o consultante simplesmente observa as consequências positivas da constelação no seu dia-a-dia, em si próprio e nas pessoas mais diretamente ligadas às dinâmicas que surgiram para serem trabalhadas.

Pessoas que participam pela primeira vez num workshop de Constelações Familiares e Outras, ficam normalmente espantadas como outras pessoas (que estão a fazer de «representantes» de membros da família do consultante) conseguem sentir as emoções, os sentimentos (e muitas vezes a sintomatologia física) de pessoas que não conhecem, ou viram em algum momento das suas vidas.

As Constelações Familiares e Outras, mostram-nos como estamos todos ligados de uma forma misteriosa. É uma oportunidade para constatar as teorias espirituais milenares que dizem que «somos todos um só ser», assim como as mais recentes teorias científicas sobre a unidade de toda a matéria que existe no Universo. Uma oportunidade para observar como as teorias espirituais e científicas, caminham cada vez mais, em sentidos convergentes.

Esta é sobretudo uma terapia que nos ajuda a conhecer melhor as profundezas do coração e do intelecto humano, assim como as várias dimensões do amor e da sabedoria.

Copyright