A DINÂMICA DO INCESTO

 

(Extracto de uma palestra de Bert Hellinger num workshop para profissionais e público em geral em Londres, 1997)

É terrível! Mas o que acontece na realidade? A dinâmica que se revela com mais frequência nas Constelações Familiares, é quando um dos pais casa com outra pessoa.

Por exemplo, uma mulher com três filhos volta a casar e esse homem trata das crianças, como se fosse pai delas; coloca sobre si tarefas que vão para além das suas responsabilidades.

Neste sistema familiar, para haver equilíbrio, secretamente, a mãe, "oferece" uma filha a esse homem. Esta é a dinâmica básica do incesto: uma tentativa de equilibrar a energia da família; todos concordam com esse segredo, ninguém falou ou fala nele, todos ficam silenciosos, a mãe, a filha e o homem (padrasto).

A pessoa que realmente está activa neste processo é a mãe - que é quem - inicia a dinâmica ao querer restabelecer o equilíbrio na família; o homem, obviamente, não está isento ou liberto de culpa.

A solução para uma criança emaranhada nesta dinâmica é dizer à mãe: "eu concordo", "querida mãe, eu concordo" e ao homem: "eu concordo, pela minha mãe" e dizer aos dois: "contudo, as consequências e a culpa ficam com vocês", "eu sou só uma criança". E assim, a criança, deixa esta experiência para trás.